Aprenda a usar a ‘super busca’ em diários oficiais municipais (e surpreenda-se com os resultados)

A

O Querido Diário é uma plataforma desenvolvida pela Open Knowledge Brasil com apoio de uma ampla comunidade open source para “libertar” as informações de diários oficiais municipais, tornando-as mais acessíveis e “encontráveis”. Está crescendo rápido: hoje conta com 27 cidades, nos próximos meses atinge a marca de 50. Nosso plano, em até 2 anos, é escalar para ao menos 1.500, com uma arquitetura mais robusta.

Diários oficiais são minas de informação para jornalistas investigativos, pesquisadores e ativistas. Também são uma mão na roda para gestores públicos que querem conhecer as práticas de outros municípios. Como já atuei em várias dessas frentes, não canso de me entusiasmar com as possibilidades da ferramenta: uma verdadeira infraestrutura aberta para servir iniciativas em todas as áreas de políticas públicas. 

A plataforma de busca está em constante evolução e melhoria, mas já tem algumas funcionalidades que ajudam a encontrar até agulha nesse palheiro de texto. Neste breve tutorial, apresento algumas dicas de uso da busca avançada do Querido Diário, que turbina a busca na ferramenta. Divirta-se 🙂      

Filtros

A área de busca é muito simples: você insere a palavra-chave de forma livre e pode escolher um município ou período específico. Se optar por não escolher nenhum, a palavra será buscada em todos os municípios e em toda a base histórica existente. Você pode usar os filtros para refinar a busca após uma primeira tentativa.    

Expressão exata

Essa função é conhecida nos buscadores: colocar a frase exata entre aspas para encontrar o que deseja. Veja o exemplo com “Gusttavo Lima” — que esteve no centro das discussões sobre a contratação de shows pelos municípios:

Curiosamente, o primeiro resultado não foi uma contratação, mas uma lei municipal em Goiânia (GO) que torna o show do cantor um evento oficial e anual da cidade.  

Experimente essa busca ou teste outras expressões entre aspas.

Usando distância máxima entre as palavras

Se você tiver interesse em pesquisar pelo tema “drone” nas cidades, vai encontrar mais de 480 resultados. Mas eles são variados: de cursos a contratações, passando por concurso de fotografia. Se você tem um interesse mais específico, como entender como as cidades estão adquirindo drones com dispensa de licitação, pode usar um recurso que é buscar palavras que estão próximas. 

Isso é feito colocando as palavras desejadas entre aspas e, na sequência, o símbolo do acento “til” e o número de palavras. Nesse caso, as palavras não vão ser buscadas na forma exata, mas precisam ocorrer na distância de palavras informadas por você.

Por exemplo:  "dispensa licitação drone"~100

A busca se reduziu a pouco mais de 30 ocorrências, todas relacionadas a esse tema. Experimente essa busca.

Aí você pode dar asas à imaginação e começar a fazer perguntas que mais lhe interessam. 

Lembram da reportagem que revelou a destinação de milhões de reais em kits de robótica educativa pelo governo federal em cidades do estado de Alagoas, para escolas que sequer tinham infraestrutura de computador e internet?  

Explore o assunto em outras cidades: "robótica educação"~40

A ocorrência mais antiga foi a de João Pessoa, em 2006. Diversas cidades adotam esse tipo de prática pedagógica. Experimente essa busca

Mas não só de aquisições se faz um diário oficial. Planos, normas e políticas também fazem parte da massa de informações. Que tal ver como as cidades estão implementando estratégias locais para lidar com as mudanças climáticas?

Tente: "mitigação mudanças climáticas"~50 

Logo de cara já descobrimos o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba. Experimente essa busca e veja os cerca de 100 resultados em outras cidades.

Prefixo

Às vezes, não queremos a grafia de uma palavra exata, mas variações dela. Existe uma busca para isso: basta colocar o radical do termo desejado seguido de um asterisco.

Por exemplo: biometr*

Retorna resultados com biometria, biométrico, biométrica. Neste exemplo destacado, é o trecho de uma cláusula de um contrato de prestação de serviços firmado entre a Prefeitura e a empresa pública Dataprev. 

Experimente essa busca.

O Querido Diário também tem uma API! Se você é uma pessoa com habilidades mais avançadas em programação, aqui está a documentação interativa.

Conheça e apoie o Querido Diário <3

Sobre a autora

Fernanda Campagnucci

Jornalista e gestora pública, atua com temas relacionados a transparência, dados abertos, integridade e inovação. As opiniões expressas neste blogs são pessoais.

Comente

por Fernanda Campagnucci

Autora

Minibio

Jornalista, pesquisadora e "fazedora" nos temas de governança de dados e tecnologias abertas. Leia mais sobre a autora.

Posts recentes

Categorias